Tributo aos Mestres e às Fontes
Meu pai, o tangueiro "Velho Pietro".
Meus primeiros passos nasceram junto à espontaneidade da arte popular da dança Latino-Americana. Aprendi nos bailes e clubes a criatividade na vida comum!
Comecei a dançar ainda criança aprendendo boleros, sambas e tangos com meu pai, um dançarino nato, que aprendeu nos bailes da vida frequentando os salões dos “anos dourados”. Dotado de raro talento, e dominando o estilo do Tango Canyengue como ninguém, foi meu pai quem me iniciou nessa arte de criatividade popular tradicional. Tornei-me sua parceira em shows e cursos durante muitos anos. Também foi por sua influência que pude estudar música aprendendo com os maiores mestres brasileiros como Papete, Trio Mocotó e os maestros do Choro Benedito Costa e Toninho Neto. Devo a ele toda a raiz da minha arte como musicista e bailarina.
Dr. Mário Baldani, o criador da Biocibernética Bucal.
A Biocibernética Bucal é a base dos principais conceitos dos meus programas tais como o Fluxo da Consciência, os Emaranhados e a Forma Humana entre outros.
Por volta dos meus vinte anos de idade, conheci o médico e odontologista Dr. Mário Baldani, que muitos consideram como tendo sido o maior pensador holístico do Brasil em todos os tempos, e que teve larga experiência em escolas iniciáticas. Fui sua paciente e me aprofundei na sua metodologia numa convivência de mais de dez anos. Ele foi pioneiro em propor uma visão sistêmica onde o indivíduo é tratado a partir do estudo da função e do realinhamento dos dentes e da nutrição em todos os níveis e estabelecendo uma correspondência direta com todas as demais funções orgânicas a nível físico, psíquico, comportamental e espiritual.
Mestre Adnan Sarham e o método Shattari Sufi.
O uso dos Contemplativos nos meus cursos é uma inspiração direta do “método rápido” (Shattari Sufi): meditação do estado presente através da música e da dança.
Falecido em 2021, Mestre Adnan Sarhan é um dos mais renomados mestres sufis que atuou no ocidente. Nascido em Bagdá, fundou nos Estados Unidos a “Sufi Foundation of America” no Novo México, sendo reconhecido pelas cinco ordens Sufis. Iniciei meus estudos com esse mestre em 2009 praticando dança, respiração, movimentos, percussão, recitação e giro, aprendendo técnicas inéditas que remontam a mais de mil e duzentos anos. Seu trabalho desperta profundos estados de embriaguez mística para abrir a Inteligência do Coração para a cura, o despertar, a alta inteligência, a criatividade e o equilíbrio entre matéria e espírito.
Dr. T. V. Sairam, o pai da musicoterapia na Índia, criador do Nada Centre e presidente honorário do IMTA - Indian Music Therapy Association.
Com esse honorável mestre aprimorei a visão que integra Oriente e Ocidente, promovendo um novo olhar sobre ambos à luz do conhecimento tradicional, permitindo transitar entre todos os universos sem conflitos desde o científico, o artístico, o filosófico e o terapêutico.
Seu nome foi incluído pelo Centro Bibliográfico Internacional (IBS), Cambridge, em sua prestigiada publicação como um dos ‘200 Intelectuais do Século XX’. O Dr. Sairam tem diversas especializações tais como Medicina Alternativa, Plantas Medicinais, Musicoterapia e Administração Tributária, sendo autor de 16 livros e mais de 350 artigos publicados na Índia e no exterior além de quase uma centena de palestras. Em 2004, fundou o Nada Centre for Music Therapy de cursos de Pós-Graduação destinado a promover conceitos e práticas inovadoras de cura com música tendo treinado mais de 600 alunos da Índia e do exterior durante os últimos 16 anos. Em 2018, fundou IMTA (Indian Music Therapy Association). O principal eixo do seu trabalho é o resgate do poder terapêutico das ciências sagradas do Nada-Yoga e a popularização do poder curativo do Raga através de estudos clássicos como o Raga Chiktsa. Em 2021, tive a alegria de receber do Dr. T. V. Sairam um prêmio especial pelo meu empenho e contribuição na área da Musicoterapia e em seguida, recebi seu convite para falar nas conferências anuais do IMTA em 2021 e 2022.
Dr.Sairam fala sobre o trabalho de Ana Rita Simonka
Prof. Ricardo Rizek e a estética do sagrado.
O trabalho do Prof. Rizek influenciou profundamente o conceito de Campo Cultural Sistêmico da Terapia Dimensional, sendo uma das bases do conceito de Fluxo da Consciência como jornada do herói e missão de alma.
Especializado em estudos de arte e esoterismo, Ricardo Rizek teve um trabalho ímpar na cena cultural do Brasil dos anos 1990 e o acompanhei até o seu falecimento em 2006. Ele conduzia os seus alunos numa completa renovação da visão sobre arte e cultura desde o ponto de vista da espiritualidade e da iniciação. Sua maior qualidade era propor a análise do conhecimento atemporal e perene na arte contemporânea, tendo atraído uma legião de fãs com suas análises simbólicas de grandes sucessos do cinema tais como Blade Runner, Excalibur, Matrix, entre tantos outros. Com ele pude me aprofundar em Filosofia Clássica e Medieval, estudos Sufis, os grandes nomes do esoterismo europeu, alquimia, astrologia, cabala, aritmosofia árabe, eneagrama, entre tantas outras linhas.
Shotaro Shimada e Prof. Hermógenes: as origens do Yoga no Brasil.
Aqui, estou ao lado desses dois grandes mestres que foram os pioneiros na introdução do Yoga no Brasil. Pude desfrutar desse legado aprendendo com eles em cursos de formação e especialização, e mais tarde, tendo a honra de trabalhar ao lado de Shimada e do Prof. Hermógenes em vários eventos da área holística tais como cursos de formação de professores de Yoga, retiros, imersões, seminários e conferências, aprendendo na prática como atualizar o Yoga para a nossa realidade.